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BLOG DE NOTÍCIAS



Publicada Instrução Normativa RFB nº 2.143, de 13 de junho de 2023, que dispõe sobre o controle aduaneiro informatizado da movimentação de veículos e cargas nos aeroportos alfandegados e altera a Instrução Normativa SRF nº 248, de 2002, que dispõe sobre a aplicação do regime de trânsito aduaneiro, e a Instrução Normativa nº 680, de 2006, que disciplina o despacho aduaneiro de importação.


A normativa estabelece as regras para o controle aduaneiro de entrada e saída de veículos e de movimentação de cargas, inclusive em trânsito aduaneiro, nos aeroportos alfandegados, que será efetuado pelo novo sistema CCT Importação do Portal Único do Comércio Exterior (Pucomex), inicialmente implementado no modal aéreo.


O sistema CCT Importação foi concebido sob as diretivas de facilitação, simplificação e harmonização dos regimes aduaneiros e das práticas aduaneiras, estabelecidas no Acordo de Facilitação do Comércio (AFC), da Organização Mundial do Comércio (OMC), e na Convenção de Quioto Revisada (CQR), da Organização Mundial das Aduanas (OMA), com o objetivo de aumentar a fluidez do fluxo logístico da carga, sem a intervenção constante da autoridade aduaneira, com a intensificação da gestão de risco aduaneiro a partir de análises das informações prestadas de forma antecipada em sistema.


Vale ressaltar que ele teve contribuição pública em sua especificação e o seu texto normativo foi submetido à consulta pública. A nova IN definirá as operações que serão controladas pelo sistema e os procedimentos para a sua utilização pelos órgãos públicos e pelos intervenientes privados.


O projeto do CCT Importação irá, gradativamente, migrar todo o processo de controle de carga e de trânsito na importação para o Pucomex. Optou-se por iniciar pelo modal aéreo, em substituição ao Sistema Integrado de Controle do Manifesto do Trânsito e do Armazenamento (Mantra), inicialmente, na manifestação de voos regulares.


Os registros nesse sistema são sequenciais de acordo com a respectiva ação no fluxo logístico da carga e os bloqueios (indisponibilidade), registrados de forma automática ou manual, interrompem o seu fluxo. Para restabelecer a continuidade do processo, é necessária a intervenção manual de servidor da Receita Federal para a baixa da indisponibilidade. Além disso, há várias outras limitações do Mantra, tais como a complexidade na manifestação de carga em baldeação ou trânsito, a falta de relatórios gerenciais estruturados e adequados, a impossibilidade de acesso simultâneo a determinadas funcionalidades, entre outros.


O CCT Importação inova também em procedimentos aduaneiros que eliminam a burocracia, sem renunciar à segurança e ao controle aduaneiro. O registro das informações de viagem e de cargas seguirá um padrão internacional de amplo conhecimento e aderência no mercado. Ademais, os reais detentores da informação serão efetivamente os responsáveis por elas, refletindo em maior transparência e segurança ao controle de carga.


O sistema atuará com a análise das informações prestadas de forma antecipada pelos intervenientes e com o uso intensivo de ferramentas de gestão de riscos, agindo efetivamente nos processos em que sejam identificados riscos ao controle aduaneiro.


A nova norma se aplica a todos os intervenientes que atuam no processo logístico de transporte, movimentação e armazenamento de cargas estrangeiras, transportadas por via aérea. Ou seja, serão impactados diretamente as empresas aéreas, os agentes de carga, os depositários de recintos alfandegados, as empresas de serviços auxiliares de transporte aéreo (Esata) e os operadores de remessa expressa. Já os importadores, despachantes aduaneiros e transportadores rodoviários terão consultas específicas desenvolvidas no sistema para o acompanhamento do fluxo logístico da carga de seu interesse, que agilizará sua liberação e reduzirá tempos e custos do desembaraço.


Ela estabelece ainda as obrigações acessórias aos intervenientes, com a regulamentação da forma e dos prazos para a prestação de informações do controle aduaneiro. Para fins de manifestação das cargas e das viagens, a empresa aérea deve observar os prazos de quatro horas antes da chegada da aeronave no aeroporto de destino do manifesto para o envio das informações, em voos longos, e de 30 minutos após a decolagem da origem no exterior, em voos curtos. O mesmo prazo de quatro horas se aplica para a informação de voos com partida nacional que transportem cargas em trânsito aduaneiro ou cargas estrangeiras de passagem, redestinadas ao exterior ou exportadas. Outro prazo a ser cumprido pela companhia aérea é o de 15 minutos para efetuar o registro da chegada da aeronave no aeroporto de destino.


O agente de cargas possui os mesmos prazos de quatro horas para voo longo e de 30 minutos para voo curto para a manifestação de cargas sob sua responsabilidade, sendo que o envio de seus dados não depende da prévia informação a ser feita pelos transportadores.


O depositário deverá cumprir o prazo de até 12 horas para efetuar a recepção das cargas que forem descarregadas no aeroporto e destinadas a recinto alfandegado de sua responsabilidade, contadas da chegada da aeronave. Esse prazo, de acordo com norma local emitida pelo titular da unidade da Receita Federal de jurisdição sob o recinto, poderá ser dilatado para até 24 horas da chegada da aeronave.


O descumprimento dos prazos e da forma para prestar as informações sujeitará o infrator à sanção pecuniária no valor de R$ 5.000,00, definida nas alíneas “e” e “f” do inciso I do art. 107 do Decreto-Lei nº 37, de 18 de novembro de 1977.


Confira neste link as informações sobre a implantação do Sistema CCT Importação publicadas na internet, na página do Siscomex, por meio de Notícia Siscomex Sistema nº 001/2023.


Consulte aqui o Manual de Usuário do CCT Importação com o detalhamento das funcionalidades e operações desenvolvidas.



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Atualizado: 22 de jun. de 2023



Nos últimos anos, o Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) tem desempenhado um papel fundamental no cenário fiscal e contábil do Brasil. Com a constante evolução tecnológica e as mudanças na legislação, é essencial que empresas e profissionais estejam preparados para o futuro do SPED. Neste blog, exploraremos as previsões e tendências para os anos de 2024 e 2025, destacando as principais transformações que podemos esperar nesse importante campo.


Últimas atualização em destaque de 2023, conforme o Sped:


Junho:



Maio:





Abril:



Março:



Levando em consideração essas mudanças, é possível identificar algumas tendências para os próximos anos:


Expansão do SPED Contábil: O SPED Contábil, que engloba a Escrituração Contábil Digital (ECD) e a Escrituração Contábil Fiscal (ECF) pode exigir que as empresas passem a enviar informações contábeis de forma mais detalhada, incluindo normas contábeis internacionais e o aprimoramento da qualidade das informações prestadas.


Aumento da fiscalização e cruzamento de dados: Com o avanço das tecnologias de inteligência artificial e análise de dados, espera-se que a fiscalização tributária se torne cada vez mais assertiva e eficiente. O Fisco poderá utilizar sistemas automatizados para o cruzamento de informações, identificando inconsistências e indícios de sonegação. As empresas deverão estar preparadas para lidar com um ambiente fiscal mais rigoroso e adotar práticas de conformidade ainda mais assertivas.


Aprofundamento da integração entre os módulos do SPED: Atualmente, o SPED é composto por vários módulos, como o SPED Fiscal, SPED Contábil, eSocial, entre outros. Para o futuro, é previsto um maior aprofundamento na integração entre esses módulos, visando foco mais abrangente e completa das informações fiscais e contábeis das empresas. Isso permitirá um cruzamento e uma análise mais eficiente por parte dos órgãos fiscais, reduzindo a necessidade de envio de informações redundantes e simplificando o cumprimento das obrigações acessórias.


Digitalização total dos processos fiscais: À medida que a adoção de tecnologias aumenta, é esperado que a utilização da escrituração digital se torne ainda mais ampla. Isso implicará na eliminação gradual do papel e na substituição completa dos documentos fiscais físicos por versões eletrônicas, simplificando as rotinas fiscais e reduzindo a burocracia.


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O Grupo Sumitomo Corporation é uma empresa líder de comércio e investimento global que realiza atividades empresariais em uma ampla variedade de seguimentos indústrias em escala global.


Fundada em 1615, a Sumitomo iniciou suas atividades como um empreendimento voltado ao comércio de cobre e posteriormente expandiu sua atuação para uma ampla variedade de setores, incluindo mineração, indústria pesada, infraestrutura, energia, eletrônica e serviços financeiros. Ao longo dos séculos, a empresa se consolidou como uma das maiores corporações do Japão e do mundo.


Em 2011, foi fundada uma sede em São Paulo, onde abriga todos os negócios do setor de Saúde e Proteção de Plantas no território da América Latina. A companhia tem experimentado um crescimento significativo nos últimos anos e precisava de um sistema que pudesse acompanhar seu ritmo de expansão.


A companhia já possuía uma parceria bem estabelecida com a Adejo nas soluções em TAX e COMEX. Com base nessa parceria sólida, a empresa decidiu implementar melhorias no SAP para eliminar retrabalho e reduzir as manutenções manuais. O objetivo era implementar um projeto de melhorias no sistema, alinhado às necessidades da empresa, visando maior eficiência e conformidade.


Desafios transformados em oportunidades.


O Grupo enfrentava uma demanda considerável de tarefas manuais, e implementar melhorias na estrutura organizacional representava um desafio significativo. Uma das estratégias propostas, era alinhar as informações com o escopo do projeto, incorporando mudanças e benefícios que a empresa conquistaria. Transmitir a percepção de que a Adejo possui o know-how necessário para conduzir uma análise minuciosa das configurações do sistema, sem alterar quaisquer parâmetros existente, era essencial. Nossa função consistia em satisfazer de maneira mais eficiente as demandas apresentadas, garantindo ao mesmo tempo a conformidade da empresa com a legislação brasileira, utilizando as funcionalidades nativas que o sistema fornecia promovendo uma parametrização precisa e adequada.


Somado a isso, precisávamos realizar um projeto de melhoria, de forma que, conseguiríamos aproveitar ao máximo a implantação do SAP S/4 Hana na modalidade brownfield. Um projeto de melhoria envolveria os seguintes passos:


Avaliação da infraestrutura existente: Realizar uma análise detalhada da infraestrutura de TI atual, identificando os componentes que precisam ser atualizados ou ajustados para suportar o SAP S/4 HANA.


Análise de processos: Avaliar os processos de negócio atuais e identificar áreas que podem ser otimizadas ou simplificadas no sistema. Isso envolve a revisão dos processos existentes e a identificação de oportunidades de melhoria.


Preparação dos dados: Realizar uma análise e limpeza dos dados existentes, garantindo sua integridade e qualidade antes da migração. Isso pode envolver a padronização de formatos, remoção de duplicatas e correção de inconsistências.


Configuração e customização: Configurar o SAP S/4 HANA de acordo com os requisitos específicos da empresa. Isso inclui definir parametrizações tributárias, criar campos personalizados e adaptar os processos fiscais para cumprir as regulamentações vigentes.


Testes e validação: Realizar testes abrangentes para garantir que esteja funcionando corretamente e atenda aos requisitos da empresa.


Resultados que Falam por Si: Descubra como a empresa teve um sucesso sustentável.


A experiência e expertise demonstradas pelos consultores da Adejo em SAP: MM, SD e FI durante as entrevistas e a análise detalhada realizada durante o processo de avaliação destacaram-se como um diferencial significativo.


A implementação do sistema proporcionou à empresa uma variedade de vantagens notáveis. Gestão integrada, o SAP S/4 HANA permite uma gestão mais centralizada de processos financeiros, logísticos, de compras, vendas e produção. Isso proporciona maior visibilidade e controle sobre as operações da empresa, permitindo uma tomada de decisão mais precisa e estratégica. Otimização de processos, desde aquisição de matérias-primas até a distribuição de produtos acabados.


A plataforma oferece recursos avançados de planejamento e gestão de estoques, garantindo a disponibilidade adequada de insumos e produtos, reduzindo custos e melhorando a eficiência operacional. Rastreabilidade e conformidade, funcionalidades robustas para localizar lotes, séries e informações de qualidade, permitindo um controle rigoroso sobre os produtos e sua conformidade com regulamentações específicas.


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A Adejo é Parceira Premium da Thomson Reuters desde 2010. Utilizamos toda a nossa expertise para integrar o SAP com as operações fiscais e de comércio exterior, criando um ambiente de gestão otimizada focada em resultados.


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