top of page

O Futuro do SPED: Previsões e Tendências para 2024/2025

Atualizado: 22 de jun. de 2023



Nos últimos anos, o Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) tem desempenhado um papel fundamental no cenário fiscal e contábil do Brasil. Com a constante evolução tecnológica e as mudanças na legislação, é essencial que empresas e profissionais estejam preparados para o futuro do SPED. Neste blog, exploraremos as previsões e tendências para os anos de 2024 e 2025, destacando as principais transformações que podemos esperar nesse importante campo.


Últimas atualização em destaque de 2023, conforme o Sped:


Junho:



Maio:





Abril:



Março:



Levando em consideração essas mudanças, é possível identificar algumas tendências para os próximos anos:


Expansão do SPED Contábil: O SPED Contábil, que engloba a Escrituração Contábil Digital (ECD) e a Escrituração Contábil Fiscal (ECF) pode exigir que as empresas passem a enviar informações contábeis de forma mais detalhada, incluindo normas contábeis internacionais e o aprimoramento da qualidade das informações prestadas.


Aumento da fiscalização e cruzamento de dados: Com o avanço das tecnologias de inteligência artificial e análise de dados, espera-se que a fiscalização tributária se torne cada vez mais assertiva e eficiente. O Fisco poderá utilizar sistemas automatizados para o cruzamento de informações, identificando inconsistências e indícios de sonegação. As empresas deverão estar preparadas para lidar com um ambiente fiscal mais rigoroso e adotar práticas de conformidade ainda mais assertivas.


Aprofundamento da integração entre os módulos do SPED: Atualmente, o SPED é composto por vários módulos, como o SPED Fiscal, SPED Contábil, eSocial, entre outros. Para o futuro, é previsto um maior aprofundamento na integração entre esses módulos, visando foco mais abrangente e completa das informações fiscais e contábeis das empresas. Isso permitirá um cruzamento e uma análise mais eficiente por parte dos órgãos fiscais, reduzindo a necessidade de envio de informações redundantes e simplificando o cumprimento das obrigações acessórias.


Digitalização total dos processos fiscais: À medida que a adoção de tecnologias aumenta, é esperado que a utilização da escrituração digital se torne ainda mais ampla. Isso implicará na eliminação gradual do papel e na substituição completa dos documentos fiscais físicos por versões eletrônicas, simplificando as rotinas fiscais e reduzindo a burocracia.


Ficou com alguma dúvida? Saiba como a Adejo pode te ajudar nas soluções de TAX:


A Adejo oferece um portfólio completo, que abrange todas as etapas dos processos fiscais e tributários, ao mesmo tempo que trabalha com foco nas especificidades do seu negócio, elevando o nível de governança e compliance.


Agende uma conversa com um dos nossos especialistas para encontrar a solução ideal para sua empresa. Clique aqui: Consultores Adejo.

106 visualizações0 comentário
bottom of page
whats

Preencha o formulário abaixo e entraremos em contato em breve.