top of page

Transformação digital fiscal para 2022

Um dos principais temas que preocupam as empresas em geral, tem sido a transformação digital. E quando falamos na transformação digital fiscal o tema é ainda mais preocupante.



Essa preocupação tem sido decorrente da aceleração repentina deste processo da transformação digital fiscal durante a pandemia do coronavírus.

É um momento muito delicado nos mais diversos aspectos de uma empresa, e ainda mais quando estas mudanças passam pela agilidade do uso e processamento de dados, pois muitas empresas ainda eram analógicas e passaram por um processo de digitalização em tempo muito curto, de certa forma traumática, com isso muitas dúvidas e problemas com novos processos apareceram.


Estas mudanças sempre foram uma preocupação da área Fiscal nas empresas Brasileiras, que além da concorrência de mercado global, enfrentam a extrema complexidade do nosso sistema tributário debruçado em enormes demandas e procedimentos.


O QUE REALMENTE É A TRANSFORMAÇÃO DIGITAL FISCAL


A transformação digital fiscal tem como premissa uma característica: a união de diferentes tecnologias, para resultar em uma melhora das atividades dos setores fiscais e tributários de uma empresa. Tem como objetivo simplificar, agilizar os processos e deixá-los mais eficientes.



TECNOLOGIAS USADAS


Algumas das tecnologias mais usadas são: Big Data, Cloud computing e inteligência artificial.


Big Data

São tecnologias referentes a coleta e absorção de informações, para analisar e transformar dados. Esses dados podem ser utilizados nas mais diversas áreas como o cruzamento de informações usada pela Recita Federal.

Em uma empresa essas tecnologias podem ser usadas para cruzar informações, para os mais diversos fins, como evitar problemas fiscais e minimizar compras e gastos desnecessários.


Cloud computing

Referente ao armazenamento de informações e de sistemas como ERP na nuvem um ambiente muitas vezes mais seguro de melhor acesso, pois pode ser acessado de qualquer lugar pela internet.



Inteligência Artificial


São softwares que tem como objetivo simular a inteligência humana em tarefas repetitivas, podendo assim apresentar modelos de atividades automatizadas, que para as empresas são recursos de grande valor, pois utilizando essas tecnologias os erros nos processos são minimizados.


APLICANDO A TRANSFORMAÇÃO DIGITAL EM EMPRESAS


Para iniciar a mudança é preciso identificar todos os procedimentos realizados pela empresa, após a identificação é necessário avaliar quais processos e etapas podem ser submetidos as tecnologias.


Após verificar quais tecnologias podem ser usadas, onde e quando, a empresa deve se atentar a implementação junto de seus funcionários, para que eles entendam a necessidade de cada mudança e se capacitem para elas.


Após essas etapas é necessário que a empresa tenha como meta, analisar rotineiramente os resultados dos processos e verificar quais outros podem ser alcançados e submetidos. Outro ponto importante é de que a empresa tenha sempre conhecimento sobre as novas tecnologias para o setor e se manter atualizada.


Essas mudanças trazem para empresa a possibilidade de otimizar e assegurar com que seus procedimentos e atividades possam estar fluindo de uma maneira mais eficiente e sempre de acordo com a legislação principalmente fiscal e contábil.


Saiba como a Adejo pode te ajudar na transformação digital da sua empresa


A Adejo é uma consultoria de serviços com expertise em soluções fiscal e comércio exterior. Por meio de uma equipe especializada, a empresa está apta para auxiliar no planejamento e adaptação das ferramentas tecnológicas com base nas necessidades de cada negócio.

As soluções da Adejo são desenvolvidas com o objetivo de oferecer suporte às empresas no atendimento das exigências fiscais, tributárias e aduaneiras.

A Adejo também implementa soluções Thomson Reuters, oferecendo inteligência e tecnologia para toda a gestão. Afinal, somos os principais parceiros da marca no Brasil, com profissionais certificados e com grande experiência em relação as soluções.




208 visualizações0 comentário
bottom of page
whats

Preencha o formulário abaixo e entraremos em contato em breve.