top of page

Como o setor fiscal pode obter vantagem como uma solução cloud

O cloud computing, também chamado de computação em nuvem, é uma alternativa muito interessante para as empresas que buscam soluções tecnológicas visando melhorar o desempenho das suas operações.



O setor fiscal e tributário encontra nas soluções cloud, uma possibilidade de facilitar o acesso aos dados, o que ajuda na execução de todas as atividades, inclusive na realização de tarefas complexas como o planejamento tributário.


Desta forma, as empresas que têm seu sistema e dados em nuvem, encontram facilidades que vão contribuir para a coleta, segurança e tratamento das informações.


A jornada da transformação digital é uma necessidade para qualquer empresa, já que hoje, com a modalidade de regime home office e regime híbrido cada vez mais populares, as empresas precisam se adaptar a essa realidade, investindo em tecnologias que possam facilitar e agilizar os processos internos, trazendo produtividade e facilitando o trabalho das equipes.


Neste artigo, você vai entender melhor como a tecnologia e as soluções cloud podem transformar o setor fiscal da sua empresa. Confira!


Quais são as obrigações fiscais de uma empresa?

A rotina de uma empresa inclui uma série de atividades e processos em diferentes setores. O setor tributário e fiscal é responsável por cuidar de uma parte sensível e extremamente importante para o negócio.


Entre as obrigações diárias comuns estão, entre outros, a emissão de notas fiscais, recolhimento de tributos (impostos e contribuições), elaboração de declarações e envio das mesmas ao Fisco, escrituração de livros, registro de entradas e saídas, apuração do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e Imposto sobre Serviços (ISS).


Todas essas atividades demandam o manuseio diário de informações e documentos. Arquivos fiscais devem ser emitidos e guardados de acordo com o que determina a legislação, especialmente no que diz respeito aos prazos.


Essa rotina de trabalho demanda organização e pode ser simplificada com o uso cloud computing (computação em nuvem), uma solução em sistemas de informação eficiente, prática e totalmente segura.


Como a solução fiscal na nuvem funciona

O cloud computing, ou, computação em nuvem, representa um conjunto de equipamentos e softwares, interligados por meio da internet e compartilhados por vários usuários. Ele demanda o uso de data centers, que são centros de processamento de dados, distribuídos em um espaço físico.


A solução fiscal na nuvem (ou cloud fiscal) é a metodologia que usa esses recursos (hardware, software e data centers) para a execução das atividades fiscais de uma empresa.


Com o cloud fiscal, a empresa usa dessas soluções tecnológicas para realizar suas atividades e obrigações fiscais de forma mais segura, simples e dinâmica.


As principais vantagens da solução cloud

Talvez você esteja se perguntando: afinal, por que investir nesse tipo de solução? Será que é financeiramente vantajoso? Por que mudar se o setor fiscal da minha empresa funciona? E quais são as vantagens reais da solução cloud? Você encontra a resposta para essas perguntas a seguir!


Economia

A implantação de um sistema tributário “normal” tem um custo significativo para a empresa, especialmente com hardware e mão de obra. A solução cloud, dentro desse contexto, tem um custo x benefício viável e facilmente adaptado ao orçamento da empresa.


Fácil acesso e grande flexibilidade

Uma das grandes vantagens da solução cloud é que ela permite o acesso fácil às informações e documentos fiscais. Além disso, a flexibilidade está na possibilidade de acessar documentos de qualquer lugar, bastando que você tenha acesso a rede de internet.


Atualizações constantes do sistema e legislação

No caso específico das ferramentas fiscais, a tecnologia permite que as mudanças das regras de tributação e alíquotas, conforme surgem novas leis, possam ser feitas uma única vez e disponibilizadas de forma instantânea aos usuários.


As atualizações são feitas em todo o sistema, sem a necessidade da empresa realizar essas atualizações por conta própria, o que poderia trazer riscos à operação.


Preço acessível

A questão dos custos é sempre um ponto de atenção no orçamento das empresas. Avaliar preços e entender de que forma eles se relacionam com os benefícios trazidos é fundamental na análise de implementação de qualquer mudança dentro da empresa.


As soluções cloud costumam ter um preço acessível ainda mais quando se leva em consideração os benefícios que pode trazer para a empresa.


Backups e rapidez na recuperação de dados

Outro benefício que torna o cloud uma opção interessante é a rapidez na recuperação de dados e em seu backup. Vivemos hoje um mundo digital em que a agilidade dita o posicionamento de uma empresa junto ao mercado.


Com o cloud fiscal as operações se tornam mais seguras, dinâmicas, ágeis e norteadas pelo uso inteligente de ferramentas tecnológicas.


Conheça mais sobre soluções cloud no setor fiscal

A Adejo oferece soluções tax em cloud, como o ONESOURCE TaxOne da Thomson Reuters, sendo a pioneira em projetos de alta complexidade, o que nos torna uma ótima parceira para as empresas que querem implementar um sistema cloud fiscal com segurança.


Com conhecimento de mercado e tecnologia de ponta, inovamos com soluções e serviços especializados que vão aprimorar as suas operações e rotinas fiscais e tributárias da sua empresa, independente das características ou perfil do seu negócio.


Conheça as soluções cloud no setor fiscal oferecidas pela Adejo, evolua os resultados fiscais de sua empresa e alcance um novo patamar de segurança jurídica, compliance e governança em seus negócios. Entre em contato conosco e saiba mais!

171 visualizações0 comentário
bottom of page
whats

Preencha o formulário abaixo e entraremos em contato em breve.