top of page

Como a Cloud Computing auxilia na redução de custos de tecnologia?

Atualizado: 28 de jun. de 2023

A tecnologia Cloud vem beneficiando muitos setores, pois, além das vantagens técnicas que ela proporciona, também pode alavanca a redução de custos para a área, um excelente diferencial competitivo para as empresas.


A Cloud Computing é um dos motores e facilitadores da adoção de novas tecnologias, uma vez que, com baixo custo, ela proporciona recursos como armazenamento e processamento de dados em alta escala.



Quando se fala em custos do setor de TI, o primeiro custo que vem a mente é a infraestrutura física (servidores, hardwares, máquinas, tudo que faz parte do conjunto de ativos que torna possível a operação do negócio, da fabricação dos produtos à prestação de serviços é considerado infraestrutura), de fato a soma desses custos podem representar um volume grande.


Além desses, há outros custos que parecem ocultos, mas representam uma parcela importante, como por exemplo: licenciamento com banco de dados e sistemas operacionais, gerenciamento/monitoramento, cabeamento, backup manual, oneração da Folha de Pagamento (DBAs), equipamentos de segurança como firewall, dentro outros a depender do segmento da empresa, valores que hoje estão diluídos nos custos corporativos, mas que representam uma parcela significativa do passivo tecnológico da companhia.

O segredo para a redução de custos está na otimização máxima de sua operação, o famoso mantra de Franklin Taylor: “fazer mais com menos”, no entanto, para um olhar critico, esta é a principal solução para a economia de uma empresa, sem perder sua eficiência e qualidade nos seus processos.


É fato que todo responsável pelo departamento de tecnologia já se deparou com a seguinte pergunta: Qual retorno sobre investimento da tecnologia Cloud Computing?


Esta pergunta há poucos anos atrás seria complexa para uma resposta, mas com o avanço da tecnologia está cada vez mais claro que os benefícios da tecnologia cloud vão muito além do cálculo sob investimento, e a partir de agora você vamos trazer os elementos que a respondem de forma clara.

Para começar, a Cloud Computing se ampara em três pilares de qualidade: automação, agilidade e eficiência. Esses pilares permitem que as empresas passem por grandes transformações e mudanças sem comprometer seus processos. Ao não ter mais preocupações com a administração de soluções, usuários e infraestrutura do seu setor de TI, sua equipe terá mais tempo para o desenvolvimento de novos produtos.

Para que isso aconteça a empresa precisa estar aberta a amparar a transformação digital, não só adquirindo a tecnologia mais também instaurar e incorporar uma cultura de inovação em sua rotina.


Conheça os principais benefícios da tecnologia Cloud:



Redução de custos e Baixo investimento inicial

Ao adotar a tecnologia 100% cloud, a empresa usufrui de toda a infraestrutura física de servidores, sistemas especializados, hardwares, entre outros, e paga somente o que usou. Além disso ela se isenta da gestão dos serviços que também é responsável por uma economia considerável com pessoas.

Por se tratar de uma alternativa voltada também para a redução de despesas, a cloud computing é uma tecnologia utilizada, principalmente, por empresas que apresentam dificuldades de espaço e poucos recursos financeiros para montar uma infraestrutura própria de TI.


O mais interessante é que o investimento inicial dessa tecnologia é baixo, o que permite que as empresas tenham acesso a tecnologia de ponta com grande armazenamento de dados.


Com a tecnologia Cloud vale ressaltar que não há necessidade de adquirir licenças que na maioria dos casos geram gastos excessivos e renovações com software. Com ela você pode levar a licença já adquirida para a nuvem ou usar um servidor com preço de licença inclusa.


Sustentabilidade e menores gastos com manutenção.


A partir da redução de custos com espaço físico, servidores, refrigeração, energia e gestão de tudo isso a empresa se torna mais sustentável, o que diminui consideravelmente os gastos com manutenção constante sem perder a grande capacidade de aprimoramento de segurança dos dados.


Disponibilidade, flexibilidade e Alta eficiência


Ter todos os dados disponíveis em tempo real de qualquer lugar e acessados por diferentes dispositivos, sem dúvida é uma característica que simplifica, traz otimização e ganhos na eficiência dos processos.

Com a expansão do home office, é preciso ter uma maior mobilidade para os serviços serem concluídos dentro do prazo e os processos internos serem feitos de acordo com as melhores práticas do mercado. Com esse novo cenário muitas empresas encontraram na tecnologia 100% cloud uma solução rentável.

Escalabilidade

A cloud computing tem como característica oferecer recursos que podem ser aplicados de acordo com a demanda. Se houver um crescimento na busca por algum serviço digital, por exemplo, a ferramenta consegue suprir perfeitamente e acompanhar essa expansão.


Ter capacidade de responder às mudanças bruscas do mercado é imprescindível para a empresa estar mais conectada com as necessidades dos clientes. E isso ajuda bastante a expandir a carteira de consumidores e o nível de fidelização.

Crescimento estratégico

É comum a empresa querer automatizar a maior quantidade de tarefas possível, porque é uma forma de reduzir custos e de minimizar erros. Para isso ser concretizado plenamente, um bom caminho é apostar na integração entre RPA e cloud.


Vale ressaltar que um investimento estratégico em computação em nuvem propicia um ambiente favorável para automatizar os processos com rapidez. Logicamente, é indicado fazer um mapeamento do que pode ser feito por meio de softwares. Assim, as possibilidades de a mudança gerar bons resultados são bem maiores.


E você, ficou curioso para saber como o cloud computing pode beneficiar as demandas e rotinas fiscais e de comércio exterior da sua empresa?



Saiba mais sobre a tecnologia 100% Cloud para atender área fiscal e comércio exterior com a Adejo


Não basta investir em tecnologia para crescer de maneira sustentável. É essencial contar com parceiros que permitam utilizar as soluções de forma estratégica.


Em virtude disso, é válido contar com um suporte qualificado da computação em nuvem com praticidade. A Adejo tem uma equipe qualificada para executar esse processo de maneira exemplar em curto prazo.

Se está em busca de recursos avançados para o seu negócio, entre em contato conosco agora mesmo! Estamos à disposição para ajudar você a atingir um patamar de excelência no mercado!


160 visualizações0 comentário
bottom of page
whats

Preencha o formulário abaixo e entraremos em contato em breve.