• Conteúdo Adejo

Saiba como unir o RPA com Cloud

A automatização de processos passou a ser uma iniciativa importante para as companhias terem mais eficiência e agilidade. Para isso ser concretizado de maneira plena, é essencial que haja uma união entre RPA e o uso adequado dos recursos de computação em nuvem.



Afinal, a cloud computing se caracteriza por proporcionar segurança, escalabilidade e mobilidade a sistemas e dados institucionais. Dessa forma, contribui para haver um ambiente favorável para automatizar tarefas consideradas repetitivas, permitindo que a equipe tenha um maior foco nas ações estratégicas.


Neste artigo, vamos mostrar diversos pontos que devem ser avaliados ao buscar uma junção mais efetiva entre RPA e cloud. Confira!


O que é RPA?

Consiste em uma sigla que traduzida para o português significa automação de processos robóticos. Esse recurso propicia que várias atividades burocráticas passem a ser realizadas sem a interferência de humanos.


Vale ressaltar que há um treinamento para os sistemas estarem aptos a fazer as tarefas, o que viabiliza aumentar o nível de eficiência dos processos executados por meio de RPA em uma empresa.


Em virtude de acabar com a necessidade de envolver colaboradores em atividades que não agregam valor estratégico, essa tecnologia funciona como uma espécie de terceirização dos serviços. Contudo, essa prática não exige que uma companhia tenha que contratar mão de obra externa para executar as tarefas.


Outro aspecto positivo do RPA é propiciar a uma instituição mais agilidade e flexibilidade na execução das atividades. Isso é indispensável também para reduzir custos e elevar o nível de competitividade em curto prazo.


O que é Cloud?

As empresas necessitam de um maior dinamismo para enfrentar as mudanças no mercado provocadas pela transformação digital e a pandemia do novo coronavírus (Covid-19). E uma das melhores alternativas para se adaptar rapidamente a novos cenários envolve a adoção da computação em nuvem.


Esse recurso possibilita que os dados e os sistemas corporativos sejam acessados a partir de qualquer dispositivo conectado à internet. Além disso, tem como destaque oferecer bastante segurança e disponibilidade para os usuários, aspectos essenciais para ter mais rapidez na execução dos serviços.


Por se tratar de uma alternativa voltada também para a redução de despesas, a cloud computing é uma tecnologia utilizada, principalmente, por instituições que apresentam dificuldades de espaço e poucos recursos financeiros para montar uma infraestrutura própria de TI.


Como unir o Robotic Process Automation com a nuvem

É necessário destacar que o RPA e a computação em nuvem têm como característica comum proporcionar uma redução de custos e mais agilidade nos processos. Dessa forma, priorizam fazer com que uma instituição seja mais eficiente e capaz de se manter competitiva em um cenário de acirrada concorrência.


Por outro lado, não basta ter força de vontade para aplicar o RPA e a cloud no dia a dia de uma empresa. Também é vital que a junção desses dois recursos tecnológicos seja feita de maneira planejada e responsável.


O primeiro passo para isso se concretizar é por meio da contratação de uma solução em cloud computing com credibilidade e com condições de prestar ótimos serviços. É muito relevante contar com um suporte que permita a ampliação do uso de dados, ou seja, que acompanhe o crescimento sustentável do negócio.


Outro aspecto que deve ser levado em consideração ao apostar no RPA é verificar se a solução pode ser adaptada aos avanços obtidos com a inteligência artificial. Isso colabora para automatizar mais processos e gerar mais eficiência.


Vantagens do RPA em Cloud

É inegável que assimilar como integrar o RPA com a computação em nuvem é um fator bastante positivo. No entanto, também é válido ter noções sobre os benefícios conquistados com essa prática. Pensando nisso, vamos apontar as principais vantagens de unir essas tecnologias de maneira estratégica. Acompanhe!


Escalabilidade

O RPA e a cloud computing tem como característica comum oferecerem ao público-alvo recursos que podem ser aplicados de acordo com a demanda. Se houver um crescimento na busca por serviços digitais de uma empresa, as duas ferramentas podem perfeitamente acompanhar essa expansão.


Ter capacidade de responder às mudanças bruscas do mercado é imprescindível para uma companhia estar mais conectada com as necessidades dos clientes. E isso ajuda bastante a expandir a carteira de consumidores e o nível de fidelização.


Crescimento estratégico

É comum uma corporação querer automatizar a maior quantidade de tarefas possível, porque é uma forma de reduzir custos e de minimizar erros. Para isso ser concretizado plenamente, um bom caminho é apostar na integração entre RPA e cloud.


Vale ressaltar que um investimento estratégico em computação em nuvem propicia um ambiente favorável para automatizar os processos com rapidez. Logicamente, é indicado fazer um mapeamento do que pode ser feito por meio de softwares. Assim, as possibilidades de a mudança gerar bons resultados são bem maiores.


Segurança dos dados

A segurança da informação passou a ser um elemento cada vez mais importante na conjuntura atual. Um dos motivos é que situações que causem roubo ou vazamento de dados podem resultar em prejuízos financeiros e de imagem quase irreversíveis.


Ao contar com mecanismos que ajudam a proteger as informações, uma companhia fica menos vulnerável às ações de cibercriminosos. Esse aspecto também justifica ter um olhar mais estratégico para a integração entre o RPA e a computação em nuvem.


Alta eficiência

À medida que os sistemas de RPA têm um acesso mais simplificado por meio da cloud, maiores são os ganhos de eficiência. Isso porque as tarefas podem ser executadas com facilidade a partir de um dispositivo conectado à rede mundial de computadores.


Com a expansão do home office, é preciso ter uma maior mobilidade para os serviços serem concluídos dentro do prazo e os processos internos serem feitos de acordo com as melhores práticas do mercado.


Saiba mais sobre o RPA na Cloud com a Adejo

Não basta investir em tecnologia para crescer de maneira sustentável. É essencial contar com parceiros que permitam utilizar as soluções de forma estratégica.


Em virtude disso, é válido contar com um suporte qualificado para integrar o RPA e a computação em nuvem com praticidade. A Adejo tem uma equipe qualificada para executar esse processo de maneira exemplar em curto prazo.


Se está em busca de recursos avançados para o seu negócio, entre em contato conosco agora mesmo! Estamos à disposição para ajudar você a atingir um patamar de excelência no mercado!


48 visualizações0 comentário