Buscar
  • Conteúdo Adejo

TaxOne for SAP: a melhor solução sobre como automatizar o setor tributário

Quem lida com o sistema tributário brasileiro, sabe que esse é um desafio que está longe de ser fácil. São muitos tipos de tributos e obrigações diferentes que mudam constantemente.



E como consequência desse alto nível de complexidade, cria demandas altíssimas que comprometem o tempo dos colaboradores com processos burocráticos, além de ocasionar custos elevados que podem ferir mortalmente as empresas.


Mas, felizmente, a tecnologia veio como socorro iminente. Com soluções, como o TaxOne for SAP, fica muito mais fácil lidar com 403 mil normas tributárias que fazem parte da Constituição Federal. Na prática, significa economizar as 1.501 horas anuais que a apuração tributária demanda em cada empresa.


Para entender melhor como o TaxOne for SAP atua como ferramenta e como utilizá-lo com eficiência para o setor tributário, siga conosco pelos tópicos a seguir.


Como a tecnologia otimiza os processos tributários e transações comerciais

Segundo o estudo Doing Business, do Banco Mundial, as empresas brasileiras utilizam mais de 65% do lucro para o pagamento de impostos. No Brasil, isso representa 33% do PIB nacional.


E tanto esforço para arcar com os inúmeros tributos leva a um resultado catastrófico: segundo o Sebrae, 60% das empresas que fecham as portas em seus primeiros 5 anos de vida, o fazem por motivos relacionados às dificuldades com a área contábil e fiscal.


Com tantas dificuldades, a busca por soluções torna-se fato urgente para os gestores. É aí que a tecnologia entra em cena. Soluções como o TaxOne for SAP trazem uma transformação digital valiosa e completa que favorece – e muito – a gestão tributária. Não é exagero dizer que esse tipo de ferramenta tem o poder de salvar as empresas.


Entendendo a complexidade tributária no Brasil

O sistema tributário que vigora no Brasil é o mesmo de diversos outros países de terceiro mundo e tem como base uma tríade que soma impostos sobre propriedade, transações e renda.


E a melhor maneira de superar suas muitas dificuldades, é por meio de uma visão mais panorâmica de todos os processos somados ao devido conhecimento técnico para gerenciar o fluxo.


De maneira geral, a complexidade tributária ocorre da seguinte maneira:

  • Os tributos federais, estaduais ou municipais são cobrados sobre cada transação que está associada a uma ou mais obrigações acessórias.

  • O monitoramento e a validação eletrônica faz com que as fiscalizações sejam mais eficazes. Com isso, as empresas precisam demandar mais atenção para que nenhuma informação seja omitida ou transmitida com erros.

  • O conjunto de tributos cobrados irá variar conforme as especificidades de cada transação.

A reforma tributária brasileira vem sendo defendida como urgente, mas esbarra em diferentes tipos de interesses. Por isso, a melhor opção das empresas é apostar na tecnologia para se livrar dos riscos de arcar com multas decorrentes de informações erradas.


A importância do TaxOne for SAP na proteção às empresas

Criado para ser o principal software de gestão tributária do mundo, o TaxOne for SAP é uma ferramenta desenvolvida pela Thomson Reuters, empresa reconhecida mundialmente como desenvolvedora de soluções em tecnologia.


Atuando de forma complementar à SAP TDF, que oferece segurança, conformidade e escalabilidade, a TaxOne for SAP une tecnologia e acessibilidade de maneira totalmente adaptada à legislação brasileira e aos padrões técnicos de segurança dos ecossistemas SAP.


É dessa maneira que a ferramenta alcança excelente performance para ser mais do que um software tributário que digitaliza operações de processos fiscais.


Outra grande vantagem do TaxOne SAP é a possibilidade de atender diferentes necessidades, como os requerimentos legais, o SPED Fiscal, ECF, SPED Contribuições, ECD e REINF.


Tudo isso por meio de uma plataforma totalmente integrada e um dashboard intuitivo que oferece análises em tempo real, base única de informações e otimização de recursos de infraestrutura completa em cobertura tributária e fiscal.


Por que escolher o TaxOne for SAP?

São muitas as vantagens do TaxOne for SAP para a gestão tributária. A visibilidade e o foco estratégico são dois pontos essenciais que preparam as empresas para o futuro. E tudo isso norteia os 5 principais benefícios da ferramenta:


1. Precisão no Compliance

O setor fiscal está entre os que mais precisam cumprir regras sobre a alocação de receitas, impostos e prazos. E para garantir todas as conformidades, é importantíssimo contar com uma ferramenta que já nasce devidamente adaptada para essas regras.


Com o TaxOne for SAP, é possível escolher o ano, acessar todas as informações desejadas e gerar relatórios eficientes.


2. Eficiência nos processos

Coletar dados de maneira segura e movê-los para o Imposto de Renda ou obrigações acessórias de SPED: com o TaxOne for SAP, essa é uma possibilidade simples.


Além disso, a equipe responsável poderá entregar balancetes consolidados, ainda que os números estejam em constante mudança. É dessa maneira que os prazos poderão ser cumpridos em períodos cada vez menores, otimizando os recursos.


3. Satisfação com o time

Deixar de lado os processos burocráticos operacionais para oferecer mais dedicação às atividades estratégicas do negócio é algo valioso para a equipe.


O TaxOne for SAP reduz o tempo utilizado para a coleta e manipulação dos dados, oferecendo ainda a possibilidade de focar na análise de dados de alto nível e informações de impacto efetivo.


Com isso, a equipe focará em atividades de maior valor agregado, como a análise de despesas fiscais, execução de cenários de planejamento tributário e redução de dupla tributação.


Além de um ambiente de trabalho mais produtivo, a empresa ganha também em efetividade para reduzir possíveis custos.


4. Atualizações constantes

A ampla cobertura do TaxOne SAP permite um monitoramento contínuo sobre quaisquer mudanças tributárias na legislação. E quando essas mudanças são identificadas, a ferramenta é automaticamente atualizada.


5. Novos insights e métricas

A análise de resultados mais eficiente tem o poder de antecipar tendências e padrões que podem sinalizar oportunidades econômicas para a empresa. Um bom exemplo é o auxílio das métricas que oferecem análises de um planejamento tributário mais eficiente aos negócios.


Saiba mais sobre o TaxOne for SAP

Indispensável a qualquer empresa, o TaxOne for SAP auxilia as empresas a fugirem das armadilhas que a complexidade tributária oferece. Uma ferramenta robusta, automatizada e inteligente, ele pode diminuir consideravelmente a taxa de mortalidade das empresas em decorrência do gerenciamento fiscal.


A Adejo é uma consultoria especializada de serviços que, desde 2005, já ajudou nos processos fiscais de mais de 180 clientes em todo o Brasil.


Parceira da Thomson Reuters, a Adejo oferece, estrutura e oferece suporte em toda a estrutura do TaxOne for SAP para o seu negócio.


Fale agora mesmo com um consultor e peça uma demonstração.

10 visualizações0 comentário