top of page

SAP: O que é e como funciona



Os sistemas integrados de gestão empresarial (ERP’s) têm se tornado cada vez mais essenciais, e hoje são praticamente uma necessidade para a maioria das empresas. Um dos mais buscados e mais utilizados é o sistema SAP, que tem como função auxiliar no gerenciamento e na administração de empresas. Além disso, o sistema SAP também tem uma capacidade de se adaptar as necessidades específicas de cada cliente e será implementado de acordo com essas necessidades.

Para facilitar o controle de todos os setores da empresa, o sistema SAP conta com uma divisão modular, com cada um deles auxiliando um diferente segmento da empresa.


Os principais módulos do SAP são:

  • Financial Accounting (FI)

  • Financial Supply Chain Management (FSCM)

  • Controlling (CO)

  • Materials Management (MM)

  • Sales and Distribution (SD)

  • Logistics Execution (LE)

  • Production Planning (PP)

  • Quality Management (QM)

  • Plant Maintenance (PM)

  • Project System (PS)

  • Human Capital Management (HCM)

  • Supplier Relationship Management (SRM)

  • Fixed Asset Management (AM)

  • Business Warehousing (BW)

  • Warehouse Management (WM)

  • Advanced Business Application Programming (ABAP)


Entre esses módulos do SAP, ainda é importante destacar 7, que são:


1. Financial Accounting – é responsável pelo rastreio do fluxo de dados financeiros. Ele mantém os dados de todas as transações comerciais e financeiras, fornecendo um controle em tempo real de todas as ações financeiras da empresa.


2. Controlling – é responsável por coordenar e monitorar os processos de uma empresa. Fornece relatórios das operações da empresa, rastreia as informações e auxilia no planejamento de estratégias de negócios.


3. Sales Distrubution – auxilia todo o processo de vendas e distribuição de produtos, além de realizar o controle e gerenciamento de estoque.


4. Materials Management – é responsável pela administração de materiais e auxilia o gerenciamento de estoque.


5. Quality Management – trabalha em conjunto com diversas áreas da empresa para fazer todo o controle de qualidade de todos os processos, que vão desde a entrada de matéria prima até a pós-produção.


6. Production Planning – é responsável por planejar e gerenciar a produção. Essa ferramenta atua diretamente com a área de vendas, auxiliando nos processos de vendas, recursos de distribuição e outros.


7. Plant Maintenance – é responsável por gerenciar todas as atividades de manutenção da empresa. Atuando diretamente no sistema técnico, essa ferramenta auxilia na inspeção, manutenção, notificações, reparos e outras medidas que melhorem a qualidade do sistema técnico.


Baseado nesse cenário, a Adejo com sua experiência de mercado nas areás tributárias e de comércio exterior, auxilia nossos clientes através de:


- Alocação de recursos, realizando todo o controle dos recursos e das atividades realizadas pelo mesmo, evitando assim a perda de conhecimento em caso de mudanças e trazendo mais segurança ao cliente;


- Planejamento estratégico, ajudando o cliente a otimizar o ERP, com foco para a área fiscal e para o comércio exterior;


- Desenvolvimento de projetos, que atráves da implatação de modulos, soluções fiscais, soluções de comércio exterior e outras similares, auxiliam nossos clientes a atingir altos níveis de compliance;


- Customização, que trabalha mapeando e entendendo a necessidade de cada cliente e desenvolve melhorias mediante essas necessidades.


Entre em contato com nossos especialistas e descubra como podemos auxiliá-lo a transformar seu negócio!

87 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page
whats

Preencha o formulário abaixo e entraremos em contato em breve.