Entenda o que faz uma consultoria fiscal para empresas

A sua empresa já conhece os serviços prestados por uma consultoria fiscal? Saiba que com a alta carga tributária no país, as empresas precisam cada vez mais estar em conformidade legal para garantir o cumprimento das obrigações fiscais e tributárias.

Sem dúvida, os impactos gerados para os negócios são muitas vezes tão acentuados que as empresas acabam ficando inadimplentes com os impostos. Por isso, têm de arcar com multas e juros, além de outras penalidades previstas em lei.

Veja com esse artigo como uma consultoria fiscal otimiza os processos da sua empresa e facilita o compliance fiscal, assegurando o cumprimento das obrigações legais em dia.



O que é e para que serve uma consultoria fiscal


De uma maneira simples, a consultoria fiscal desenvolve um estudo detalhado dos aspectos tributários e fiscais da sua empresa. Uma das grandes vantagens dessa consultoria é oferecer para a empresa uma visão mais estratégica da sua situação fiscal.

Sem dúvida, por ser especialista na área tributária e fiscal, a consultoria pode verificar com maior exatidão os cálculos realizados e a adequação do regime tributário, dentre outros pontos. Sendo que para isso faz toda a análise da parte financeira da sua empresa.

Inclusive, caso a sua empresa esteja com pendências com o fisco, a consultoria atua para resolver a questão de forma a obter condições mais satisfatórias para o seu negócio.

Por ser um serviço externo e independente, a consultoria fiscal tem mais autonomia para uma análise profunda e detalhada da empresa. De modo a buscar encontrar as melhores alternativas legais para atender as demandas da empresa.

Leia também, "Fiscalização em empresas: como evitar cair na rede do Fisco de forma Estratégica e Segura”.

O que a sua empresa ganha com uma consultoria fiscal


Os benefícios que a empresa obtém ao contratar uma consultoria fiscal são inúmeros e, por isso, vamos apontar os principais para qualquer tipo de negócio, que são:

1º - Identificar as possíveis falhas e riscos tributários e providenciar a devida revisão;

2º - Desenvolver e implementar uma rotina de conformidade legal e fiscal;

3º - Contar com a segurança e expertise de profissionais qualificados e eficientes na área fiscal e tributária;

4º - Otimizar as rotinas administrativas relacionadas com os aspectos tributários e financeiros;

5º - Economizar com um mapeamento mais assertivo da carga tributária da empresa;

6º - Evitar multas e outras penalidades devido ao não cumprimento das obrigações fiscais;

7º - Obter um modelo de negócios mais enxuto e competitivo no mercado de modo a aumentar a lucratividade do empreendimento;

8º - Melhoria a partir de uma revisão completa do planejamento tributário da empresa;

9º - Apoio para a realização da projeção de margens e precificação de serviços;

10º - Aproveitar de forma mais eficiente os incentivos e benefícios fiscais.

Sem dúvida, são inúmeras vantagens que a empresa ganha ao escolher operar com a orientação e apoio de uma consultoria fiscal. Com efeito, a empresa conta com a certeza de estar em conformidade legal e pode direcionar os esforços para o crescimento do negócio.


O que faz a consultoria fiscal pela sua empresa


De uma forma mais detalhada, a consultoria fiscal pode prestar para a sua empresa os seguintes serviços:

1º - Realizar uma análise dos procedimentos fiscais adotados pela empresa e encontrar oportunidades de minimizar os custos com recolhimento de impostos;

2º - Orientar a empresa para estabelecer uma estratégia visando reduzir a carga tributária;

3º - Desenvolver um estudo dos incentivos fiscais a serem aproveitados pela empresa visando reduzir o custos dos impostos;

4º - Fazer um levantamento da documentação fiscal e tributária para identificar a existência de pendências por terem direitos que não foram exercidos;

5º - Orientar para a implementação da conformidade fiscal e tributária da empresa;

6º - Criar e manter um calendário fiscal para manter os recolhimentos em dia e evitar custos com multas e outras penalidades;

7º - Elaborar em conjunto com a empresa o planejamento tributário visando a otimização da área tributária e fiscal da empresa, bem como a rentabilidade do negócio.

8º - Oferecer soluções para implementação de processos mais eficientes com o corte de custos, a eliminação de tributos sem justificativa e melhoria dos processos internos.

Portanto, o trabalho realizado pela consultoria fiscal junto a sua empresa visa desenvolver os controles financeiros e contábeis. Sem dúvida, permite otimizar a rentabilidade do negócio e melhorar a produtividade da organização como um todo.


Como escolher uma consultoria fiscal para a sua empresa


Antes de contratar uma consultoria fiscal é muito importante que a sua empresa tenha a certeza de estar fazendo uma escolha assertiva. Com toda a certeza existem muitos critérios que devem ser levados em conta para tomar esta decisão, tais como:

1º - Conhecer a área de especialização da consultoria e dos seus consultores, além da reputação da empresa no mercado;

2º - Obter avaliações de clientes atuais ou ex-clientes sobre os serviços prestados;

3º - Observar a forma de atendimento que é oferecida pela empresa, buscando perceber a sua forma de trabalhar com os clientes e lidar com os funcionários;

4º - Procurar saber qual é a metodologia de trabalho adotada pela consultoria fiscal, bem como os consultores atuam nas empresas;

5º - Faça uma pesquisa de preços com algumas consultorias fiscais para ser possível estabelecer uma análise da relação custo-benefício;

6º - Lembre-se que contratar uma consultoria fiscal não é um gasto, mas um investimento para elevar a produtividade e rentabilidade da empresa.

7º - Indagar a respeito de como a consultoria trabalha para a empresa estar em conformidade fiscal e tributária, ou seja, compliance tributário.

Certamente, contando com todas essas informações é possível escolher uma consultoria fiscal que possa direcionar a sua empresa com serviços de qualidade e resultados relevantes para a elevar a rentabilidade.


Saiba o que é Compliance fiscal


A consultoria fiscal orienta a sua empresa para a conformidade com as questões fiscais e tributárias da legislação vigente no país. De fato, atualmente o compliance fiscal tem sido um fator de competitividade no mercado para as empresas.

Sendo que duas das principais práticas desta estratégia é a organização de processos e controle interno para assegurar que a sua empresa esteja em dia com as obrigações fiscais. Sem dúvida, é uma tarefa essencial pois são mais de 70 impostos em vigor no país.

Para saber mais a respeito do Compliance fiscal, leia o nosso artigo a respeito.

Está em busca de uma consultoria eficiente para realizar a implementação fiscal da sua empresa, conte com a Adejo. Temos soluções eficientes e de grande escalabilidade para ajudar a sua empresa.


Dúvidas, fale com nossos consultores clicando aqui ou no ícone do WhatsApp do lado inferior direito do site.

Graziele Santos

Produtora de Conteúdo Adejo


19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo