top of page

BAT BRASIL: Conheça o mais novo Case de Sucesso da Adejo

Atualizado: 5 de jun. de 2023



A BAT Brasil, controladora da Souza Cruz desde 1914, é uma empresa brasileira que atua no setor de tabaco e cigarros. Atualmente é a subsidiária da British American Tobacco (BAT), uma das maiores empresas de tabaco do mundo, e é responsável pela produção e comercialização de diversas marcas de cigarros, incluindo as populares marcas "Hollywood", "Free" e "Derby". Além de atuar no mercado brasileiro, também exporta seus produtos para diversos países.


Iniciamos a parceria com a Bat Brasil, anteriormente conhecida como Souza Cruz em 2014, e desde então, eles nos têm como parceiro estratégico para as áreas de TAX e Comércio Exterior, tanto na execução dos projetos até outsourcing e sustentação.


O objetivo do cliente era manter o Compliance Fiscal, e a Adejo propôs uma solução confiável, de fácil utilização e atualizada constantemente conforme as mudanças na legislação. Antes da nossa parceria, a empresa enfrentava muito retrabalho e falta de acompanhamento da legislação pelo fornecedor da época.


A implantação do projeto de ICMS-IPI e Contribuições na Bat Brasil teve início em 2020, onde tudo andou dentro dos conformes, com as fases de mapeamento e testes finalizados. Enfrentamos alguns desafios na liberação dos patches de correção e dos novos registros exigidos nos layouts do EFD ICMS/IPI e Contribuições, e devido a isso, o cliente decidiu iniciar esta fase do projeto com o desenvolvimento de processos customizados para atender as obrigações de forma paliativa.


Outro desafio enfrentado foi a redução da exposição fiscal do cliente, e a alocação de um técnico para finalização dos desenvolvimentos customizados, pois havia uma grande criticidade no Projeto. E, o impacto da não conclusão destes desenvolvimentos, seria a deterioração do relacionamento e confiança do cliente. Após a superação das dificuldades os customizados foram validados, o EFD ICMS/IPI e Contribuições 2020 foram entregues e a confiança do cliente restabelecida.


MAIS DESAFIOS NO ECD


O projeto ECD, Escrita Contábil Digital ocorreu na mesma época do EFD ICMS/IPI e Contribuições e contou com dificuldades semelhantes, como: atrasos nos patches, relacionamento com o cliente, troca de consultores e da gestão do projeto.


Na data de publicação do patch pela Thomson Reuters, houve a liberação do pacote Hotfix, que continha algumas correções, para a reparação dos problemas no encerramento do ECD. A Bat Brasil, seguindo seu calendário, aplicou esse pacote em seu ambiente de homologação e carregou para a base de dados correspondente ao ano de 2019 da empresa "Yolanda", que é considerada a de menor volume. Em seguida, foram realizadas as gerações do arquivo, validações iniciais e, finalmente, a Key-User da Bat Brasil homologou o pacote com sucesso.


Com essa chancela, o pacote hotfix subiu para produção validando o ECD das 3 empresas do ano de 2019. Apesar de algumas dificuldades, conseguimos deixar mais um cliente satisfeito, atendendo às suas necessidades. E o projeto foi encerrado em Junho de 2020, após a realização de treinamento.


Saiba como a Adejo pode te ajudar com as soluções de Tax:


A Adejo oferece um portfólio completo, que abrange todas as etapas dos processos fiscais e contábeis, ao mesmo tempo que trabalha com foco nas especificidades do seu negócio, elevando o nível de governança e compliance.


Para mais informações sobre as nossas soluções, entre em contato com um de nossos consultores.


363 visualizações0 comentário

Kommentit


bottom of page