top of page

ECD 2023: Prepare sua empresa para uma entrega bem-sucedida


O ano de 2023 traz importantes mudanças na entrega do ECD, o que permite maior segurança e confiabilidade nas informações prestadas. Além disso, permite a integração com outros sistemas contábeis e fiscais, facilitando o trabalho dos contadores e auxiliando no cumprimento das obrigações tributárias.

Em 2023, as empresas devem se atentar às normas e requisitos exigidos pelo Fisco para garantir a entrega apropriada.

Quem está obrigado a entregar a ECD 2023?

As empresas que são requeridas a entregar às informações contábeis digitalmente são:


I - Empresas sujeitas à tributação do Imposto sobre a Renda com base no Lucro Real;

II - Instituições isentas que contribuíram com incentivos em que a soma seja superior a R$4.800.000,00 (quatro milhões e oitocentos mil reais);

III - Pessoas jurídicas;

IV - As Sociedades em Conta de Participação (SCP).

Qual a diferença entre ECD E ECF?

As duas obrigações são complementares, enquanto a ECD estabelece informações detalhadas das escriturações contábeis, a ECF engloba todas as informações referentes à estruturação e ao valor devido tanto da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) quanto do Imposto sobre a Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ).

Prazos de entrega

A ECD 2023, deve ser entregue até o dia 31 de maio e corresponde à contabilidade da empresa o ano-calendário de 2022.

Quais as penalidades para quem não entrega no prazo?

As empresas que não cumprem o prazo de entrega ou a entregam com informações faltantes estão sujeitas a:

Multas: 0,5% do valor da receita bruta da pessoa jurídica, 5% sobre o valor da operação correspondente e 0,02% por dia de atraso.

Fique de olho

Os especialistas contábeis nomeados como "inaptos" não poderão fazer a transcrição das escriturações contábeis digitais. As normas e avanços das obrigações são publicadas periodicamente no portal do SPED. O Manual de orientação da ECD segue disponível e atualizado.

Ficou com alguma dúvida? Saiba como a Adejo pode te ajudar nas soluções de TAX:

A Adejo oferece um portfólio completo, que abrange todas as etapas dos processos fiscais e tributários, ao mesmo tempo que trabalha com foco nas especificidades do seu negócio, elevando o nível de governança e compliance.

Agende uma conversa com um dos nossos especialistas para encontrar a solução ideal para sua empresa. Clique aqui: Consultores Adejo

66 visualizações0 comentário
bottom of page