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Atualizado: 4 de out. de 2021

A necessidade de tornar os processos mais simples, ágeis e eficientes tem feito muitas empresas buscarem soluções tecnológicas que permitam executar mais ações em um menor espaço de tempo. Esse cenário colabora para a expansão da Automação Robótica de Processos, também conhecido como RPA.



É uma ação que exige muito planejamento para ser devidamente executada, porque pode gerar uma ruptura considerável em empresas que estão dando os primeiros passos rumo a uma transformação digital mais sólida e impactante.


Neste artigo, vamos mostrar detalhes que vão ajudar você a compreender melhor como a Robotic Process Automation funciona e as vantagens que proporciona para as corporações. Acompanhe!


O que é o RPA?

O RPA consiste em soluções tecnológicas que utilizam sistemas (robôs) para automatizar uma série de atividades, gerando respostas automáticas para os usuários que podem ser os colaboradores ou os consumidores.


É um mecanismo que realiza tarefas repetitivas com baixo nível de complexidade. Dessa forma, libera os empregados para a execução de ações que são consideradas estratégicas para uma companhia.


Quando e onde o RPA é aplicado?

Com os processos devidamente mapeados, essa solução pode ser facilmente aplicada. Para você entender isso melhor, vamos apresentar exemplos de áreas em que o RPA pode ser adotado com tranquilidade. Confira!


Tecnologia

O setor de Tecnologia da Informação (TI) pode contar com o RPA para fazer cálculos complexos relacionados com o desempenho de uma ferramenta. Esse recurso também ajuda na geração de relatórios, na execução de backups e no gerenciamento de downloads e uploads.


Assim, os funcionários podem ter mais tempo para acompanhar as tendências do mercado e visualizar oportunidades de otimizar o desempenho institucional por meio do avanço tecnológico.


Administração

O setor administrativo é conhecido pela burocracia, porque é necessário seguir uma série de requisitos para evitar problemas com a manutenção do patrimônio e o desrespeito à legislação.


Para agilizar as ações, é válido adotar o RPA para executar atividades, como cobrança de dívidas, solicitações de orçamento, processamento de pedidos, realização de pagamentos e respostas por e-mail.


Gestão Fiscal

À medida que as atividades fiscais e criação de novas tributações se tornam mais complexas, é necessário ter um maior acompanhamento e monitoramento das apurações e emissões de guias de pagamentos em diversos portais estaduais. Por meio de um recurso voltado para a automatização de tarefas, consultar as informações tributárias e gerar estas guias, se torna algo bem mais simples com a aplicação do RPA.


Dessa forma, a equipe fiscal perde menos tempo com atividades repetitivas e burocráticas, propiciando um ambiente mais favorável para análises em estratégias para melhores práticas tributárias.


Como o Robotic Process Automation funciona?

Inegavelmente, essa solução pode ser aplicada em muitos setores de uma instituição. Com o objetivo de mostrar como isso é viável, vamos apresentar aspectos que ratificam a importância de investir no RPA de maneira estratégica. Veja!


Custo

Em virtude da agilidade de ser implantado, o RPA se caracteriza por ter um custo de automatização bem inferior em relação a outros mecanismos. Por ter um acesso direto à interface visual dos sistemas, essa solução evita gastos com integração de softwares, atividade necessária, na maioria dos casos, para um projeto de automatização ser concretizado.


Agilidade

Adotar robôs para fazer tarefas repetitivas de maneira correta é muito mais rápido do que desenvolver um software customizado ou apostar na automatização por BPMS, recurso que segue exatamente os mesmos passos que uma pessoa daria ao executar um serviço.


Flexibilidade

Um dos fatores mais marcantes do RPA é possibilitar que o responsável por um processo atue de maneira consistente dos trabalhos de automatização. Assim, o gestor pode fazer as mudanças e ajustes com mais facilidade, o que diminui a dependência do suporte do setor de TI.


Os benefícios da Automação Robótica de Processos

A melhor forma de provar que o RPA é uma excelente alternativa para diversas empresas é apresentar as vantagens proporcionadas. Pensando nisso, vamos mencionar os benefícios mais importantes dessa solução para os clientes. Leia com atenção!


Aumento na produtividade da equipe

Uma das ações que mais incomodam os funcionários é realizar tarefas repetitivas como digitar dados para fazer um cadastro. Isso, em muitos casos, leva muito tempo e, dependendo do nível de paciência do consumidor, pode gerar um desgaste emocional desnecessário.


Para oferecer um atendimento de ponta e um ambiente de trabalho mais confortável aos colaboradores, vale a pena optar por um recurso que facilite esse processo e torna a inserção de dados bem menos trabalhosa.


Redução de erros

Um dos grandes problemas provocados pelas atividades manuais abrange a quantidade de equívocos. E, em algumas situações, isso pode prejudicar a qualidade dos serviços. Por meio da automatização de tarefas, evitar erros e retrabalhos se torna uma missão muito mais simples de ser executada. Assim, uma empresa pode ser mais ágil e capaz de atender a demanda de maneira exemplar.


Comunicação mais eficiente

Cada vez mais os clientes querem informações precisas em curto prazo. E a melhor maneira de fazer isso é por meio da geração de respostas automáticas geradas a partir do RPA.


Ao indicar as formas de resolver um problema com simplicidade e rapidez, uma empresa tem mais condições de atingir altos níveis de satisfação e de fidelizar o público-alvo de forma consistente.


Padronização de processos

Para uma organização se destacar no mercado, é essencial que os processos sejam padronizados e de fácil entendimento para os colaboradores. Essa ação se torna perfeitamente viável ao aplicar uma solução que automatiza tarefas e facilita a execução de ações voltadas para o bom desempenho.


Client Experience

O consumidor deve literalmente se sentir especial ao ser atendido. Em outras palavras, precisa ter os problemas resolvidos com transparência, agilidade e cortesia.

Com serviços automatizados e processos devidamente claros para a equipe, isso pode ser alcançado de maneira fácil. E, sem dúvida, valorizar a experiência do cliente é o melhor caminho para conquistá-lo e torná-lo um defensor da marca.


Implementação do RPA

Para implementar a automação robótica de processos, é necessário pesquisar o mercado, avaliar as soluções disponíveis, analisar a reputação dos fornecedores, fazer testes e contar com um suporte qualificado. Também é válido preparar os funcionários para as mudanças, para que o investimento proporcione um rápido retorno.


RPA e a transformação digital

A transformação digital apenas pode ser concretizada quando são escolhidas soluções que estejam adequadas às necessidades de uma instituição. Também é fundamental que haja uma mentalidade aberta para inovar com consistência.


Esse conjunto de fatores é primordial para o RPA ser inserido na rotina de trabalho da melhor forma possível, o que aumenta as chances de a solução causar um impacto positivo nos processos e na percepção dos clientes sobre a empresa.


Saiba mais sobre Automação Robótica de Processos

Com bastante planejamento e uma análise da conjuntura atual, é possível criar um ambiente mais favorável para investir no RPA com inteligência. Além disso, é crucial contar com um suporte de ponta, como o da Adejo, que segue boas práticas nos setores de gestão fiscal e de comércio exterior.


Se está focado em promover a melhoria contínua em curto prazo, entre em contato conosco agora mesmo. Estamos dispostos a contribuir para a sua organização avançar com solidez!

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Atualizado: 4 de out. de 2021

O Sistema Integrado de Comércio Exterior, ou simplesmente Siscomex, é um sistema largamente utilizado por importadores e exportadores. Toda pessoa jurídica com atuação no Brasil e que realiza atividades de comércio exterior precisa ter o seu cadastro no Siscomex. Esse cadastro viabiliza a regularidade das operações de compra e venda envolvendo clientes sediados em outros países.



Recentemente, o sistema sofreu algumas mudanças importantes, e conhecê-las é fundamental para garantir a manutenção das atividades de importação e exportação dentro da sua empresa. Pensando nisso, desenvolvemos este artigo que trará um panorama completo sobre o Siscomex, suas modalidades e principais mudanças. Acompanhe e descubra!


O que é o Siscomex?

O Sistema Integrado de Comércio Exterior é uma plataforma oferecida e gerenciada pelo governo federal que permite às autoridades fiscais manter o controle de todas as atividades de comércio exterior realizadas no país. O seu gerenciamento é feito por três órgãos, o Banco Central do Brasil, a Secretaria do Comércio Exterior e a Receita Federal do Brasil.


O principal objetivo da plataforma é fornecer às autoridades, informações contábeis, aduaneiras e fiscais das operações de comércio exterior, evitando fraudes e aumentando a transparência nas transações. Na prática, todas as atividades envolvendo exportação e importação devem ser registradas pelas empresas por meio do Siscomex.


É importante destacar que o sistema não abrange transações de importação realizadas para consumo próprio. Assim, uma pessoa física que compra um livro ou uma roupa em um site do exterior não precisa registrar essas informações na plataforma.


Qual a importância do Siscomex?

O Siscomex é importante pois permite ao governo controlar as operações realizadas, reduzindo o risco de ocorrência de fraudes e sonegação de impostos. Com isso, tem condições de controlar a regularidade do recolhimento de tributos e cumprimento de obrigações.


Além disso, o Siscomex acaba desempenhando um papel importante na segurança nacional, já que minimiza o risco de uso de atividades de comércio exterior como meio para realização de crimes e contravenções.


Qual os benefícios do Siscomex?

O Portal Siscomex trouxe diversas vantagens para os importadores e exportadores, que impactam diretamente o trabalho do despachante aduaneiro. Conheça os cinco principais benefícios:


Redução da burocracia

No Siscomex, houve a redução da burocracia referente aos processos administrativos e a simplificação do trabalho do importador ou exportador, já que todas as operações ficam concentradas em um sistema único, trazendo mais agilidade aos processos e consultas.


Criação de banco de dados

Como todas as informações ficam no portal, cria-se um banco de dados sobre o comércio exterior brasileiro. Com isso, os índices de desempenho e estatísticas, podem ser analisados pelo governo, imputando à Receita Federal maior controle financeiro sobre as operações que ocorrem nas fronteiras e nos portos brasileiros.


Digitalização de documentos

A substituição de documentos físicos por digitais – a nota fiscal eletrônica é um exemplo disso. No caso do comércio exterior, que lida com uma quantidade grande de documentos, a digitalização garante a integridade dos materiais.


Controle de operações ilícitas

O banco de dados disponível no Portal Siscomex permite ao governo mapear as transações de comércio exterior evitando e reduzindo operações ilícitas.


Acompanhamento das operações

Com o portal, os despachantes aduaneiros conseguem acompanhar as etapas das transações de importação e exportação de forma simples e ágil. Assim, está sempre atento ao processo e ao fluxo da operação. Uma das vantagens é a transparência na relação entre o despachante aduaneiro e o importador ou exportador.


Quais foram as mudanças?

A Receita Federal anunciou algumas mudanças na funcionalidade do cadastro no Radar Siscomex. Essas mudanças foram implementadas com o objetivo de facilitar as exportações e importações.


As mudanças afetam serviços como por exemplo a possibilidade de fazer o registro de exportação consorciada. Ainda, as empresas passam a ter a possibilidade de prestar informações conjuntas em uma mesma Declaração Única de Exportação (DU-E).


Outra mudança foi a simplificação das informações prestadas no vínculo entre um Ato Concessório de Drawback e a Declaração Única de Exportação na modalidade isenção.


As mudanças tornam os processos mais digitais, o que contribui para a fiscalização da Receita Federal. A medida atende principalmente os setores que usam o regime especial, inclusive nos casos em que o beneficiário não é quem faz a exportação.


Saiba mais sobre o cadastro Siscomex com a Adejo

A Adejo é uma consultoria, parceira da Thomson Reuters Brasil, que oferece soluções e sistemas para comércio exterior. Elas são desenvolvidas com foco em personalização, simplificação e otimização. Sempre respeitando boas práticas de compliance e governança para que os nossos clientes evoluam e estejam alinhadas às demandas de mercado.


Quer saber mais sobre sistema para comércio exterior? Entre em contato conosco e conheça os nossos serviços e soluções ONESOURCE Global Trade.

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Atualizado: 4 de out. de 2021

A utilização do Portal Único de Comércio Exterior tem ajudado muitas empresas desde seu lançamento. Com o fim de reduzir a burocracia nos processos de exportação e importação, a plataforma ajuda muito o mercado. Pensando em melhorar ainda mais essa experiência, foi lançada em janeiro uma nova etapa do sistema.



Essa entrega faz parte do Novo Processo de Importação, e tem foco em itens usados e seu licenciamento. Neste primeiro momento, tudo será feito de maneira piloto, para entender as melhorias que necessitarão serem feitas. Ao longo de 2021, porém, espera-se que mais operações estejam disponíveis.


Quer entender mais sobre o Portal Único de Comércio Exterior e suas etapas? Confira no texto abaixo uma explicação sobre a plataforma e quais novidades são esperadas em curto prazo.


O que é o Portal Único de Comércio Exterior?

Lançado em 2014, o Portal Único de Comércio Exterior tinha como grande objetivo desburocratizar essa atividade no Brasil. Para isso, investiu em ferramentas que permitissem reduzir os custos e o tempo gasto nos processos de importação e exportação. Assim, esperava atender às demandas do setor e efetivar o SISCOMEX.


Este, aliás, é o sistema no qual a plataforma está inserida, que tem como função aumentar a transparência e eficiência desse tipo de processo. A união dos dois, portanto, traz agilidade ao mercado e torna tudo mais digital. Além disso, promove maior previsibilidade, o que auxilia muito quem trabalha no setor.


A fim de cumprir com essas promessas, foram definidos os Novos Processos de Exportação e Importação. Segundo o portal do SISCOMEX, estes são:


  • Acesso simplificado às normas que regem as exportações e importações brasileiras;

  • Eficiência processual, com base, por exemplo, em paralelização de etapas;

  • Anexação eletrônica de documentos;

  • Obtenção centralizada de autorizações, certificações e licenças para exportar ou importar;

  • Solicitação de informações uma única vez e distribuição aos órgãos competentes;

  • Coordenação e harmonização da atuação dos órgãos de governo;

  • Atuação com base gestão de riscos.


Quais são as novidades dessa etapa?

Com tudo isso em mente, se faz possível entender que essa é uma ferramenta que se adapta com o passar do tempo. Para isso, é necessária uma evolução, a qual se apresenta, principalmente, por meio das novas etapas do Portal Único de Comércio Exterior. A mais nova, lançada em janeiro de 2021, traz como grandes novidades os itens descritos abaixo.


Pagamento centralizado

Uma boa modificação apresentada nessa última etapa é o avanço na sistemática do Pagamento Centralizado do Comércio Exterior (PCCE). Basicamente, a evolução se dá no tratamento do ICMS, podendo ser tanto em operações do sistema atual quanto no antigo. Dessa forma, são impactados o Duimp — Declaração Única de Importação — e a DI — Declaração de Importação.


No primeiro caso, será dispensada a apresentação de novos comprovantes após cumpridas as obrigações relativas ao ICMS. Já na segunda situação, a alteração se dá na ampliação de possibilidades do uso do módulo PCCE para cumprir as obrigações tributárias. Há também mudanças no Darf — Documento de Arrecadação de Receita Federal —, tornando todo o processo mais seguro e simplificado.


Modal Aéreo e Classif

Outro setor que se beneficiará dessa nova etapa do Portal Único de Comércio Exterior é o de aviação. Principalmente no caso de transporte de carga, é esperada uma redução de cerca de 80% no tempo do processo e de 90% nas intervenções manuais. Esses números serão possíveis de alcançar por conta do módulo CCT — Controle de Carga e Trânsito —, com novas funcionalidades e soluções.


Essa parte da etapa recente, porém, ainda se encontra em fase de testes, proporcionando tempo para os usuários conhecerem a ferramenta. Da mesma forma, o módulo Classif, que auxilia os operadores privados na classificação fiscal de mercadorias, recebeu melhorias. Agora, é possível se utilizar de novas funcionalidades, como consulta online e em tempo real do Nesh, além de pesquisa integrada.


Capacitação contínua

Todas as atualizações apresentadas acima são apenas parte das mudanças vistas no sistema. No total, 16 módulos do Portal Único de Comércio Exterior sofreram alterações, tornando difícil sua assimilação.


Para isso, porém, o SISCOMEX se preocupou em atualizar também os profissionais que atuam na área. A Fecomércio-MG é uma das parceiras do Governo na capacitação desses trabalhadores.


Com este fim, foram lançados cursos promovidos por parceiros dessa iniciativa de desburocratização do sistema. A ideia aqui é oferecer ao público envolvido e impactado pelas mudanças cursos com uma base de conhecimento.


Com eles, então, é possível entender as exigências da atividade, ingressar nesse competitivo mercado e ampliar os negócios. Basicamente, uma forma de capacitar quem apresenta interesse na área.


Saiba mais sobre o Portal Único de Comércio Exterior

Como é possível entender pelos dados acima, o Portal Único de Comércio Exterior é uma ferramenta de grande utilidade. Ter o total conhecimento sobre essa plataforma, porém, é o que garantirá sua correta execução e trará as vantagens esperadas a uma empresa. Para isso, o indicado é contar com companhias parceiras que te auxiliem durante o processo e garantam os benefícios prometidos.


A Adejo é uma empresa com mais de 15 anos no mercado de consultoria de serviços fiscais e de comércio exterior. Com conhecimento técnico no assunto, seus 200 colaboradores estão preparados para te ajudar nesse momento. Os 15 prêmios recebidos e mais de 180 clientes atendidos podem comprovar sua capacidade.


Além disso, a companhia é a maior parceira de implementação da Thomson Reuters no Brasil. Para isso, implanta as soluções fiscais da empresa multinacional por meio de sua equipe, com a maior quantidade de consultores do setor. Todos eles, aliás, certificados e especializados nas soluções da companhia.


Para entender melhor como funciona esse processo, entre em contato conosco. Podemos conversas sobre sua situação e indicar o melhor a ser feito em todos os seus projetos.

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