top of page

Conheça o mais novo Case de Sucesso SAP: OLAM BRASIL

Atualizado: 10 de out. de 2023



A Olam Brasil é uma empresa líder em alimentos e agronegócios, fornecendo um amplo portfólio de produtos para mais de 19.800 clientes, que variam de marcas multinacionais mundialmente famosas a pequenas empresas familiares. Também fornecem serviços de suporte, incluindo soluções de gerenciamento de riscos e agro-logística.


Neste case de sucesso, a empresa buscava ajustar o seu ERP SAP para atender as mudanças da legislação federal (Parecer SEI nº 14.483/2021/ME, a respeito de questões decorrentes do julgamento do STF que excluiu o ICMS da base de cálculo do PIS/COFINS).


O projeto iniciou em Julho de 2022, e contou com a participação dos consultores da Adejo: Priscilla Sacomani, Ronaldo Ozílio (GP), Camila Souza (CF), e do time da Olam: Eder Barcelos (Key User), Monica Okuta, Edvar Costa, Ahmad Sobhi Hammoud, Oliveira, Paulo Diego da Silva, Wilton Silva, Elicio Amado, OFI-ilheus.trd, Suryanarayanan T R, Manish Sachdeva e Elias Andrade.


Ficamos responsáveis pelo planejamento, realização de workshops de alinhamento, apresentação de cronogramas e na gestão dos recursos, prazos e custos do projeto. E os consultores SAP da Adejo auxiliaram o Key User da Olam, o Eder Barcelos, com a realização de testes, e documentando as evidências dos testes executados.


A reunião de início com a Olam visava alertá-los que a mudança na legislação alterava a forma como calcular os impostos e emitir suas notas fiscais, diminuindo a carga tributária em algumas operações. Antes, o PIS e COFINS eram calculados com o ICMS compondo sua base de cálculo, igual as demais empresas faziam.


A Adejo propôs a atualização do SAP com aplicação do SAP Notes (patchs), disponibilizados pela provedora do ERP (sistema), além de realizar os testes de regressão, aferir resultados e homologação.


O maior desafio deste projeto foi o tempo, porque o início teve um prazo apertado, e o cliente oferecia a tributação no modelo anterior, e isso aumentava a carga tributária.


Todos os usuários envolvidos na implantação participaram do treinamento, capacitando-os na utilização do escopo do projeto, que envolvia as 3 empresas do grupo Olam Brasil e todas as operações de vendas com tributação do ICMS. Também foi possível atender a área fiscal, planejamento tributário e governança.


Por fim, viabilizamos o negócio e o projeto de atualização do SAP foi atendido com sucesso.


Apesar de algumas dificuldades, conseguimos atender dentro do prazo estabelecido, e o projeto foi encerrado em Dezembro de 2022. Um consultor de SAP da Adejo realizou o acompanhamento aos usuários do ERP, no primeiro mês após o Go Live do projeto, onde foi possível perceber a satisfação de mais um cliente.



Saiba como a Adejo pode te ajudar com as soluções de SAP:


A Adejo conta com uma equipe experiente, multidisciplinar e com conhecimentos avançados, utilizamos toda a nossa experiência para integrar o SAP com as operações fiscais e de comércio exterior, criando um ambiente de gestão otimizada focada em resultados


Para mais informações sobre as nossas soluções, entre em contato com um de nossos consultores.


235 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page