Buscar
  • Conteúdo Adejo

BPO Fiscal: saiba o que é qual sua importância

Lidar com as obrigações fiscais e equilibrar as finanças da empresa são grandes desafios para qualquer empreendedor. Em tempos de crise econômica global, as dificuldades são ainda maiores. A boa notícia é que o BPO Fiscal surge como um aliado poderoso para solucionar essa questão.



O assunto se tornou tendência entre empresas dos mais variados tamanhos e setores de atuação. Ainda assim, é natural que as dúvidas surjam. Afinal, você sabe o que é, como funciona e qual a importância do BPO Fiscal? Se quer tirar todas as suas dúvidas, este post especial é para você. Confira!


O que é BPO Fiscal?

O Business Processing Outsourcing (BPO) é, em tradução livre, a terceirização de processos de negócios. Em outras palavras, estamos falando da contratação de um serviço que cumpre atividades que vão além daquilo que a empresa produz.


No caso do BPO Fiscal, o foco do processo, como o nome sugere, são as atividades relacionadas à gestão contábil, fiscal, tributária e financeira. Uma das principais características desse outsourcing é justamente colocar essas atividades essenciais nas mãos de quem mais entende do assunto.


Quem administra um negócio — independentemente do seu tamanho — sabe que a legislação brasileira não é simples. Se os processos não são extremamente eficientes, a empresa pode ver seu desempenho abaixo do esperado. Para ir além, deixar de cumprir algumas obrigações fiscais pode gerar sanções e até multas.


Por isso, o BPO Fiscal surge como uma forma de colocar especialistas na linha de frente da sua gestão. Em vez de montar uma equipe própria para lidar com isso — algo que pode sair muito caro para pequenas e médias empresas —, você conta com o serviço personalizado de um parceiro terceirizado.


Por que o BPO Fiscal é tão importante?

O Brasil tem uma das maiores cargas tributárias da América Latina. O próprio tempo necessário para prestar contas na declaração de impostos é evidência disso. Para ir além, o cenário de pandemia global forçou a maioria das empresas a aumentar ainda mais sua produtividade para sobreviver ao período de turbulência.


O que nem todo mundo sabe é que a gestão fiscal vai muito além do hábito de manter as contas organizadas e pagas em dia. A legislação brasileira tem também seus benefícios para quem atua com inteligência.


A própria escolha das datas para declaração e pagamento de algumas taxas pode trazer algumas vantagens, como os descontos. Em alguns casos, a dinâmica interna da empresa também exige atenção.


Por um lado, quem tem o hábito de pagar todas as suas despesas em uma data única, por exemplo, corre o risco de ver seu fluxo de caixa reduzido até os clientes efetuarem seus pagamentos. Por outro lado, pode ser complicado gerenciar um cronograma de diversos débitos ao longo do mês.


É isso que torna o BPO Fiscal ainda mais interessante. Com especialistas trabalhando a seu favor, sua empresa estabelece o regime e a estratégia mais adequados para seu cenário específico.


As obrigações legais são mantidas em dia e você pode usar os benefícios da legislação a seu favor para melhorar o desempenho do negócio. Veja quais são os outros impactos que isso traz.


Qual o papel do BPO fiscal no período pós-pandemia?

O fim do período mais turbulento da pandemia deve vir acompanhado de diversos desafios. Será preciso colocar a casa em ordem, quitar dívidas, investir e ser mais produtivo para conquistar seu espaço em um mercado bastante competitivo.


Isso significa que uma estratégia fiscal eficiente será mais importante do que nunca. A grande vantagem do BPO Fiscal é que você deixa de lado a necessidade de contratar uma equipe própria e, ao mesmo tempo, conta com a expertise de quem é altamente capacitado e experiente no assunto.


O próprio custo do serviço depende da demanda da sua empresa, o que significa que podemos economizar com a terceirização. Quem acumulou dívidas e postergou o pagamento de despesas por meio de acordos, por exemplo, terá uma carga de trabalho ainda maior.


O ponto fundamental é não deixar que as contas se tornem uma bola de neve. Com o apoio do BPO Fiscal, você consegue executar com eficiência processos como:

  • levantamento de documentos fiscais;

  • geração dos documentos obrigatórios;

  • classificação das informações;

  • otimização do registro de novos dados de transações;

  • automação do cálculo de taxas e impostos;

  • organização da gestão de documentos.

Tudo isso impacta diretamente sua eficiência operacional. Como mencionamos, o próprio fluxo de caixa pode ser menor ou maior de acordo com sua estratégia de gestão.


A dica, então, é contar com o apoio de especialistas que ofereçam um serviço de alto nível para atender às demandas específicas da sua empresa. Se o BPO Fiscal está se tornando uma tendência entre organizações dos mais variados tamanhos, é porque o mercado já entendeu os benefícios desse serviço.


Como você viu aqui, não há segredo. Busque um parceiro estratégico de confiança e conquiste resultados cada vez melhores para sua empresa, como a Adejo!

Se quer entender como o BPO Fiscal pode ser aplicado no seu contexto específico, entre em contato conosco e fale com quem é referência no assunto!

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo