Buscar
  • Conteúdo Adejo

Qual a importância de um sistema para comércio exterior

Os setores de importação e exportação têm uma rotina muito agitada com atividades que incluem processos administrativos, aduaneiros, comerciais e tributários. Por essa razão, o uso de sistemas para comércio exterior é fundamental, já que garantem mais agilidade e segurança nas operações.



A tecnologia faz parte do dia a dia das empresas e profissionais, razão pela qual o mercado tem se tornado cada vez mais dinâmico e competitivo. Entender essas circunstâncias e buscar constantemente a inovação pode fazer toda a diferença no desempenho, produtividade e desenvolvimento dos negócios.


No âmbito dos processos envolvendo o comércio exterior, as atividades incluem uma série de normas e processos, que precisam ser seguidos de forma criteriosa e organizada a fim de garantir operações ágeis.


Neste artigo, vamos te mostrar o que é um sistema para comércio exterior, como ele funciona na prática e porque ele pode fazer toda a diferença na sua empresa. Acompanhe e descubra!


O que são os sistemas para comércio exterior?

Os sistemas para comércio exterior são ferramentas tecnológicas desenvolvidas com o objetivo de auxiliar na execução das atividades rotineiras do setor de comex das empresas. Podem ser utilizadas na gestão de processos, no controle das tarefas e na melhora da performance.


Em razão da complexidade da rotina de trabalho e obrigações associadas às transações internacionais, as empresas devem buscar mecanismos que ajudem na simplificação, automatização e transparência de todas as operações.


Os sistemas para comércio exterior têm exatamente essa função, contribuindo para o desenvolvimento de um trabalho mais ágil e alinhado às exigências deste mercado.


Por que optar por sistemas para comex?

De forma geral, os sistemas para comex são uma opção para as empresas que buscam ter mais agilidade nas rotinas diárias de trabalho. Entender as vantagens do uso de sistemas como esse ajudam a avaliar a importância e viabilidade de investir neste tipo de solução. A seguir, falamos um pouco mais sobre cada uma dessas vantagens.


Quais são as vantagens de utilizar um software de comex?

O uso de um software de comex favorece a organização das tarefas, permitindo ainda que as informações circulem de forma confiável e rápida entre os diversos agentes envolvidos no trabalho.


O software permite ainda o gerenciamento de processos de transações internacionais, contribuindo para a solução de eventuais problemas e ajudando a melhorar a produtividade dos colaboradores.


Outra vantagem importante é que um sistema para comércio exterior ajuda a empresa a acompanhar de forma mais próxima todo o processo de exportação. Quem trabalha com importação e exportação sabe que os processos de compra e venda de mercadorias a nível internacional envolve várias informações e etapas, e um sistema próprio traz mais agilidade aos processos além de permitir o acesso rápido e facilitado aos dados.


A segurança e a organização são dois aspectos importantes e que chamam atenção. Ao utilizar um sistema próprio a empresa reduz o risco de problemas como a demora na localização de informações ou até mesmo perda de dados.


Outro problema que pode ser resolvido utilizando um sistema próprio é relacionado à instabilidade. Muitas vezes os portais como o Siscomex sofrem quedas, o que dificulta o trabalho das empresas. Com um software integrado a empresa tem mais segurança na gestão de suas atividades, sofre um impacto bem menor na rotina de trabalho.


Outros benefícios que podem ser citados são a possibilidade de automação de tarefas, a realização de cálculos de forma automática e a redução de erros humanos. Para aproveitar todas as vantagens é essencial contar com o suporte de uma empresa de tecnologia confiável e que ofereça um sistema alinhado às necessidades do seu negócio.


Conheça as soluções da Adejo para comércio exterior

A Adejo é uma consultoria de serviços com expertise em soluções para comércio exterior. Por meio de uma equipe especializada, a empresa está apta para auxiliar no planejamento e adaptação das ferramentas tecnológicas com base nas necessidades de cada negócio.

As soluções comex da Adejo são desenvolvidas com o objetivo de oferecer suporte às empresas no atendimento das exigências fiscais, tributárias e aduaneiras.


Importação

Na área de importação, a Adejo oferece uma ferramenta que permite o controle de todo o processo de importação. Com isso, ajuda a reduzir riscos de situações envolvendo não conformidade, de recolhimento incorreto de tributos, entre outros.

Utilizado por centenas de empresas que atestam a eficiência do OneSource Global Trade Import, ele permite ainda trazer mais eficiência aos processos gerais de importação.


Exportação

No âmbito da exportação, a Adejo traz uma ferramenta que permite o gerenciamento de informações e acompanhamento de mudanças na legislação das agências governamentais. Isso impacta diretamente na redução de riscos em compliance, além de impactar na eficiência dos processos e contribuir para o aumento do lucro da empresa.


Regimes especiais

Oferece módulos específicos direcionados para o controle e gerenciamento de Regimes Aduaneiros Especiais, seguindo as normativas em vigor. Entre eles, se destacam: ​Drawback, Recof, Recof SPED, DAF, DE, Repetro, Redex, DAC, OEA, Entreposto Aduaneiro Especial, Recintos Alfandegados, REPLAT entre outros.


Conteúdo de customizações

Além disso, a Adejo desenvolve soluções sob medida, que atendem a todas as particularidades de cada empresa, com entrega de um suporte customizado. Isso é importante pois algumas empresas têm necessidades que demandam um atendimento mais personalizado.


A Adejo também implementa soluções ComexContent e Data Analytics da Thomson Reuters, oferecendo inteligência e tecnologia para toda a gestão. Afinal, somos os principais parceiros da marca no Brasil, com profissionais certificados e com grande experiência em relação as soluções.


Saiba mais sobre sistemas para comércio exterior

Se você busca por sistemas para comércio exterior, deve entender melhor as suas necessidades e solicitar suporte de empresas especializadas.


Na Adejo, você encontra soluções comex desenvolvidas com foco em personalização, simplificação e otimização. Sempre respeitando boas práticas de compliance e governança para que a sua empresa evolua e esteja alinhada às demandas de mercado.


“Simplificação, otimização, compliance e melhor governança dos processos para que sua empresa evolua em transações globais.”

Quer saber mais sobre sistema para comércio exterior? Entre em contato conosco e conheça as soluções comex da Adejo.


30 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo