top of page
Foto do escritorConteúdo Adejo

Saiba o que é Compliance fiscal e como implementá-lo na sua empresa


Atualmente, uma grande preocupação das empresas é estarem operando conforme o compliance fiscal. No entanto, é importante entender um pouco mais a respeito do assunto para compreender os benefícios que essa prática gera para a sua empresa.

O termo compliance tem sua origem no inglês e expressa a ideia de estar em conformidade com alguma regra ou norma. Além de implicar no cumprimento das diretrizes estabelecidas para cada negócio em particular.

Entenda com esse artigo o que é o compliance fiscal e como este pode gerar condições para que a sua empresa esteja em conformidade com a legislação fiscal do país. Bem como ter assegurado o cumprimento do planejamento tributário dentro do prazo.

O que é e para que serve o compliance fiscal


De uma maneira simples, o compliance fiscal consiste em ações para promover a adequação dos processos fiscais, contábeis e tributários da sua empresa. Ou seja, são práticas para garantir que a empresa cumpra com as suas obrigações legais.

Tendo isso em vista, vamos esclarecer que as principais funções do compliance fiscal a serem desenvolvidas em uma empresa são as seguintes:

  • Assegurar o funcionamento adequado conforme os procedimentos específicos do setor, bem como com a legislação fiscal da área;

  • Garantir que as operações da empresa estejam de acordo com normas, diretrizes e leis do setor de atuação;

  • Orientar para a implementação de procedimentos internos e corrigir qualquer tipo de desvio que possa ocorrer;

  • Tornar a empresa um ambiente seguro para receber investimentos, incentivos e outros benefícios.

Assim, fica fácil perceber como se torna cada dia mais importante que a empresa implemente em suas atividades a estratégia de compliance fiscal. Principalmente, levando em conta a pesada carga tributária do país e suas constantes alterações.

Desse modo, um dos maiores desafios da área fiscal de uma empresa é manter-se atualizada quanto à legislação fiscal vigente. Sem dúvida, a cada mudança é preciso analisar as emendas, medidas provisórias e leis que estão envolvidas.

Benefícios que o compliance fiscal oferece para as empresas ao implementar um programa de compliance fiscal conta com inúmeros benefícios. Por isso, vamos apresentar os mais importantes a seguir:


1º - Garante a saúde fiscal e jurídica da sua empresa ao evitar que a empresa incorra em erros fiscais e sofra multas e outras penalidades;

2º - Melhora os processos e procedimentos internos para otimizar os resultados das atividades operacionais propiciando flexibilidade e qualidade;

3º - Elimina o risco de despesas imprevistas e desnecessárias devido ao planejamento fiscal com antecipação das situações futuras;

4º - Mantém em funcionamento o planejamento financeiro e tributário da empresa, garantindo que a empresa esteja sempre em conformidade legal;

5º - Gera maior competitividade para a empresa, tornando-a um ambiente seguro para investimentos e cria condições para a melhoria contínua;

6º - Reforça a imagem da empresa no mercado como sendo eticamente responsável e com total transparência nas questões fiscais;

7º - Conta com profissionais competentes e preparados para atuar na área de compliance fiscal da sua empresa;

8º - Obtém maior credibilidade por parte dos clientes, investidores e fornecedores, que passam a ter mais confiança nos produtos e serviços da empresa;

9º - Facilita para a empresa alcançar os objetivos da governança corporativa, implicando no alinhamento das expectativas dos gestores com as dos proprietários e acionistas;

10º - Otimiza a gestão dos documentos de modo a facilitar o seu armazenamento, guarda e proteção, bem como o processo de rastreabilidade dos mesmos.


Veja o que é a cultura de compliance de uma empresa


Saiba que a cultura de compliance tornou-se uma necessidade em todas as organizações que adotaram programas de conformidade legal. Não apenas os mecanismos de fiscalização e códigos de conduta são suficientes para gerar a legalidade.

De fato, é uma tarefa difícil o monitoramento contínuo de colaboradores para garantir as determinações do compliance fiscal. Com toda a certeza, é a partir de uma conscientização de todos os funcionários e parceiros que o programa tem êxito.

Tendo em vista que quando a empresa está sendo fiscalizada, de fato está sendo verificado o cumprimento correto e ético das suas obrigações legais. Nesse sentido, os principais problemas de conduta ética que impactam negativamente na cultura de compliance são:

  • Realização do recolhimento incorreto dos tributos;

  • Desrespeito a legislação fiscal vigente;

  • Desorganização dos dados para uma fiscalização da empresa;

  • Existência de erros na codificação das mercadorias.

Desse modo, é importante que a cultura do compliance seja desenvolvida na empresa para a compreensão de todos envolvidos. Sem dúvida, devem entender como ações que contribuem efetivamente para manter e melhorar a saúde financeira da empresa.


Como implementar o compliance fiscal na sua empresa


Para a implementação na sua empresa de um programa de compliance fiscal é preciso cumprir algumas etapas, que são as seguintes:

1º - Desenvolver uma análise de riscos e estabelecer estratégias de mitigação ao risco, ou seja, ações de precaução;

2º - Elaborar um plano de atividades juntamente com as políticas de conduta fiscal e planejamento tributário;

3º - Estabelecer os canais de comunicação interna e externa;

4º - Preparar e capacitar os funcionários, bem como formar parcerias seguras;

5º - Acompanhar o funcionamento do programa e rever processos no intuito de identificar e corrigir problemas.

Atualmente, as empresas estão optando pela contratação de especialistas em consultoria fiscal para o desenvolvimento e implementação do compliance fiscal. Por isso, é interessante conhecer as empresas que atuam com eficiência com o BPO fiscal.

De fato, esta é uma estratégia que está crescendo no país, por diversas razões e, principalmente, por possibilitar aos gestores focar especificamente no core business. Ou seja, é uma terceirização de serviços financeiros para quem entende do assunto.

Saiba o que é uma consultoria fiscal

Atualmente, o compliance fiscal é fator de competitividade das empresas no mercado. Por isso, uma consultoria fiscal é fundamental para orientar a sua empresa para a conformidade com as questões fiscais e tributárias da legislação vigente no país.

Isto porque a consultoria fiscal desenvolve um estudo detalhado dos aspectos tributários e fiscais da sua empresa. Além disso, uma das grandes vantagens dessa consultoria é oferecer para a empresa uma visão mais estratégica da sua situação fiscal.

Está em busca de uma consultoria eficiente para realizar a implementação fiscal da sua empresa, conte com a Adejo. Temos soluções eficientes e de grande escalabilidade para ajudar a sua empresa.

Dúvidas, fale com nossos consultores clicando aqui ou no ícone do WhatsApp do lado inferior direito do site.



Graziele Santos

Produtora de Conteúdo Adejo

97 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page